início do conteúdo

PERGUNTAS FREQUENTES

Para toda comunidade do IFMT Campus Rondonópolis, a transparência e a informação são fatores importantes  para que todos possam conhecer esta insituição que foi pensada para toda a sociedade rondonopolitana e região. Assim, separamos as perguntas mais frequentes que recebemos diariamente para agilizar seu atendimento e lhe auxiliar a nos conhecer melhor. Se preferir entre em contato conosco! Estamos à disposição para atendê-lo!

CLIQUE AQUI para conhecer nossas coordenações e setores.

1. O que é a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica?

Criada em 2008 pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), também conhecida por Rede Federal, se refere a um conjunto de instituições de ensino cujas origens remontam ao início do século passado e constitui-se em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país.

2. Qual a finalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia?

Os Institutos Federais se referem a instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi (reitoria, campus, campus avançado, polos de inovação e polos de educação a distância), especializada na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

3. Os cursos do IFMT são gratuitos?

Sim. O IFMT é uma instituição pública e, como tal, todos os cursos ofertados são gratuitos. E, para os alunos de baixa renda, são disponibilizadas através de editais uma bolsa de auxílio estudantil para contribuir com sua permanência.

4. O que preciso fazer para estudar no IFMT?

É necessário ser aprovado em um processo seletivo. Os processos seletivos são abertos geralmente no segundo semestre do ano e os pré-requisitos sempre constam nos editais que são divulgados pelo site e nas redes sociais.

5. Como faço para chegar no IFMT-Campus Rondonópolis?

O IFMT Rondonópolis está localizado no bairro Vila Mineira, na rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520 (próximo ao anel viário). Caso você venha de ônibus, temos duas opções, sendo as linhas: 105 – Vila Mineira/ Sumaré ou 107 - Vila Mineira/União.

 6. Tem restaurante no IFMT-Campus Rondonópolis?

Não. O IFMT Rondonópolis conta com um cantina que atende os três turnos na qual o aluno pode comprar produtos alimentícios e no período matutino, com aviso prévio, é possível que o aluno reserve seu almoço, caso necessite ficar no turno vespertino para desenvolvimento de atividades complementares ou mesmo aulas. E, além disso, é disponibilizado gratuitamente aos alunos geladeira e microondas pelo Campus, caso estes optem por trazer seu próprio alimento.

7. O IFMT-Campus Rondonópolis oferece transporte para alunos?

Não, é oferecido auxílio transporte. Para isso, os alunos precisam passar por um processo de seleção interna e comprovar ter baixa renda. O auxílio é entregue em dinheiro, sendo necessário retirada em um banco.

8. Quais os meios de comunicação do IFMT-Campus Rondonópolis?

Além do site, www.ifmt.edu.br, tem uma página no Facebook, https://www.facebook.com/IFMTROO/, e um número de WhatsApp, (66) 99610-0334. Além disso tem os telefones principais (66) 3427-2300 (Gabinete) e (66) 3427-2305 (Secretaria Geral de Documentação Escolar).

9. O IFMT-Campus Rondonópolis só tem curso de Ensino Médio?

Não. Desde sua criação, através da Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os Instituto Federais ofertam cursos de Nível Médio (Integrado e Subsequente), Nível Superior (graduação e pós graduações) e Formação Inicial e Continuada.

10. Quais cursos são ofertados pelo IFMT-Campus Rondonópolis?

O IFMT Rondonópolis trabalha com Nível Médio (Integrado, Integrado-Proeja e Subsequente), Nível Superior (Licenciatura e Tecnólogo) e Formação Inicial e Continuada (FIC). Sendo ofertados atualmente 8 cursos regulares, dois de nível superior e oito de nível médio. No nível superior os cursos são: Licenciatura em Ciências da Natureza e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No nível médio temos os cursos Técnicos Integrados em Alimentos, Informática, Química e Secretariado, voltados para os estudantes que concluíram o ensino fundamental; o curso Técnico em Administração Integrado ao Nível Médio, na modalidade Proeja, voltado para o público maior de 18 anos que não concluiu o ensino médio; e, o curso Técnico Subsequente em Química, voltado para o público maior de 18 anos que já concluiu o ensino médio e busca uma formação profissional de curta duração.

11 - Os cursos ofertados pelo IFMT-Campus Rondonópolis são integrais?

Não. Os cursos são ofertados dentro de turnos específicos, com exceção dos cursos FIC que tem os horários definidos em edital conforme necessidade de oferta do curso. Para os cursos Técnicos Integrados as aulas ocorrem no turno matutino, das 7h às 12h30, e no turno vespertino, das 13h às 18h30. Porém, para ajuste da carga horária dentro dos 3 anos de cursos previstos, algumas disciplinas são ofertadas no contraturno. Os demais cursos são ofertados no turno noturno, das 19h às 22h30.

12. Qual a diferença entre cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes?

Cursos Integrados - são voltados para os alunos que concluíram o ensino fundamental e que não concluíram o ensino médio. Nestes o ensino é considerado integrado, pois inclui tanto conteúdos do ensino médio quanto da formação técnica. Assim, o diploma é equivalente ao ensino médio, habilitando tanto para dar prosseguimento aos estudos quanto ingressar no mercado de trabalho na sua área de formação. São cursos voltados para os alunos que concluíram o ensino fundamental e na modalidade Proeja são voltados para o público maior de 18 anos que não concluiu o ensino médio.

Cursos Concomitantes - nesta forma os alunos cursam a formação técnica separada dos conteúdos do ensino médio, podendo ser em instituições diferentes ou na mesma instituição. Dessa forma será obtido dois diplomas um para dar prosseguimento aos estudos e o outro para ingressar no mercado de trabalho na sua área de formação.

Cursos Subsequentes - são cursos ofertados na modalidade pós-médio, ou seja, para os alunos que já concluíram o ensino médio. Com um duração variando entre um ano e meio e dois anos.

 13. O que são cursos Proeja?

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) tem como objetivo a escolarização e a formação profissional de jovens e adultos. O programa é destinado para quem concluiu apenas o ensino fundamental e deseja adquirir o Certificado do Curso Técnico em nível médio. Os cursos são ofertados na modalidade integrada, que inclui tanto conteúdos do ensino médio quanto da formação técnica, para o público maior de 18 anos.

14. O que são cursos FIC?

OS cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são voltados para a capacitação, aperfeiçoamento e atualização do estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho ou, ainda, aumentar seus conhecimentos. São cursos de curta duração o que permite o rápido aprendizado e a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.

15. O que são cursos de Licenciatura?

A licenciatura é uma modalidade de curso de ensino superior que permite aos estudantes o exercício do magistério, ou seja, podem lecionar, dar aulas, na área de conhecimento em que se formaram no ensino fundamental, médio e/ou profissionalizante.

16. O que são cursos superiores de tecnologia? Eles são inferiores aos cursos de bacharelado?

De acordo com a Resolução CNE/CP nº 3/2002, Art. 4º, os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo, sendo assim, equivalentes a um curso de bacharelado. São cursos de nível superior que visam atender necessidades emergenciais do mercado de trabalho e, por isso, são de curta duração.

17. O Diploma de Tecnólogo vale para concursos públicos ou pós-graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado)?

Sim. O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de pós-graduação. A garantia é da área de regulação da educação profissional do Ministério da Educação.

18. Posso transferir meu curso de uma Instituição de Ensino Superior Pública ou Particular para o IFMT-Campus Rondonópolis?

A transferência é feita por Editais, publicados no site do Campus. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá: ser oriundo de curso afim com o curso almejado (Licenciatura em Ciências da Natureza ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) devendo ser autorizado e/ou reconhecido pelo MEC; estar regularmente matriculado na Instituição de Ensino Superior de origem; e ter sido aprovado em disciplinas que correspondam a, no mínimo, 60% (sessenta) por cento da carga horária do primeiro período do curso. Ainda conforme a Organização Didática, é vedada a transferência externa para o primeiro período letivo. A documentação e a quantidade de vagas ofertadas é determinada em cada edital aberto.

19. Sou formado em um Curso Superior. Como é feita a entrada de alunos diplomados nos cursos superiores do IFMT-Campus Rondonópolis?

A entrada de alunos diplomados ocorre por editais publicados no site do Campus. As datas são previstas no Calendário Acadêmico. O curso no qual o aluno possui o diploma necessita ter características parecidas com o curso almejado (Licenciatura em Ciências da Natureza ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas). E a documentação necessária é especificada no edital.

20. Estou passando por dificuldades e preciso trancar o curso? Quais os procedimentos?

O trancamento de matrícula só é possível a partir do 2º semestre do curso, sendo vetada para os cursos Técnicos Integrados. E, mesmo tendo realizada a matrícula inicialmente, após o trancamento o aluno precisa efetuar a rematrícula, de acordo com as datas estipuladas no Calendário Acadêmico, em cada troca de semestre de sua turma, evitando assim, a perda de vínculo. O trancamento é feito através de um pedido formal protocolado na Instituição e o aluno deve estar sem nenhuma pendência documental nos setores do Campus (Biblioteca, Secretaria Geral de Documentação Escolar, Coordenação do Curso, Apoio ao Ensino, Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Extensão).

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520

Telefone do Gabinete: (66) 3427-2300 - Telefone da Secretaria Escolar: (66) 3427-2305

Rondonópolis/MT