OS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR

Atualizado: 08-07-2021

O IFMT é uma instituição pública, portanto, todos os cursos ofertados são gratuitos. São oferecidos cursos de Nível Médio e Superior além de Formação Inicial e Continuada. Para estudar no IFMT é preciso passar por um processo seletivo. Os processos seletivos são abertos geralmente no segundo semestre de cada ano e os pré-requisitos sempre constam nos editais que são divulgados através de seu site. Atualmente são ofertados no turno noturno, das 19h às 22h30, dois cursos de Nível Superior:

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA (LCN)
Formação Profissional: Licenciado em Ciências da Natureza
Nível: Superior
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Duração: 4 anos (8 semestres)
Regime: Semestral
Contato: ciencias.natureza@roo.ifmt.edu.br / 66 3427-2335 / Sala: AS10
PERFIL PROFISSIONAL
O Licenciado em Ciências da Natureza deverá ser o profissional docente capaz de planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos à Educação em Ciências da Natureza. Um educador suficientemente capaz de compreender a realidade social na qual se insere a escola em que atua, e apto a se adaptar às rápidas transformações da sociedade, como agente principal na formação dos alunos sob os seus cuidados. Além disso, deverá estar preparado para orientar e estimular seus alunos em sua curiosidade científica, por meio de atividades teóricas e práticas, incentivando-os à pesquisa e à reflexão ética perante a sociedade e a natureza; na perspectiva de aproveitamento das potencialidades locais, nos fenômenos naturais, nas relações entre as atividades socioeconômicas e o mundo natural e na perspectiva da sustentabilidade.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Lecionar Ciências nos últimos anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano), não se descartando a possibilidade de lecionar nas séries anteriores.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Coordenadora: Prof. Dra. Juliana Ribeirao de Freitas

Contato: juliana.ribeirao@ifmt.edu.br

ARQUIVOS RELACIONADOS AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC
VERSÃO ATUAL

PLANOS DE ENSINO
2016/1 2016/2
2017/1 2017/2
2018/1 2018/2
2019/1 2019/2

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (TADS)

Formação Profissional: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Nível: Superior
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Duração: 3 anos (6 semestres)
Regime: Semestral
Contato: tads@roo.ifmt.edu.br / 66 3427-2323 / Sala: AS-04
PERFIL PROFISSIONAL
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de analisar, projetar, documentar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informações, trabalhando com equipamentos na área da computação; construir ou adequar projetos computacionais com qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança; e, posicionar-se de forma crítica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O profissional pode atuar no mercado como profissional liberal, junto às indústrias, prestadoras de serviços, consultorias, empresas públicas e estatais e empresas de informática. Destacam-se, dentre as possibilidades, a atuação como: gerente de tecnologia de informação, analista de sistemas, programador, webdesigner, webmaster, administrador de redes, administrador de banco de dados, analista de implantação e suporte, gerente de projetos, consultor na área de tecnologias e sistemas de informação, entre outras áreas.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Coordenador: Prof. Durval Negri Filho

Contato: durval.negri@ifmt.edu.br

ARQUIVOS RELACIONADOS AO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS