CURSOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO

Atualizado: 08-07-2021

O IFMT é uma instituição pública, portanto, todos os cursos ofertados são gratuitos. São oferecidos cursos de Nível Médio e Superior além de Formação Inicial e Continuada. Para estudar no IFMT é preciso passar por um processo seletivo. Os processos seletivos são abertos geralmente no segundo semestre de cada ano e os pré-requisitos sempre constam nos editais que são divulgados através de seu site. Atualmente são oferecidos 6 cursos de Nível Médio, destes 4 são oferecidos de forma Integrada ao Nível Médio :

TÉCNICO EM ALIMENTOS INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO
Formação Profissional: Técnico em Alimentos
Forma: Integrado
Duração:  3 anos
Contato:  coordenacao.alimentos@roo.ifmt.edu.br / 66 3427-2308 / Sala: AS12.3
PERFIL PROFISSIONAL
O profissional Técnico em Alimentos é um dos responsáveis pela cadeia produtiva de alimentos desde a matéria-prima até o produto final, portanto deverá dominar, além dos conceitos referentes ao núcleo comum, os conhecimentos e aplicações das tecnologias de produção de gêneros alimentícios, boas práticas de fabricação nos processos industriais, boas práticas laboratoriais, controle de qualidade, normas que regulamentam a produção de alimentos, pesquisa, inovação, desenvolvimento de novos produtos e princípios de higiene e segurança alimentar, com o objetivo de integrar equipes que operam, monitoram e controlam processos produtivos nas Indústrias de Alimentos.
CAMPO DE ATUAÇÃO
No processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos das indústrias alimentícias, de bebidas e nas agroindústrias; empresas de armazenamento e distribuição de alimentos; indústrias de aproveitamento de resíduos; empresas do ramo alimentício como padarias, restaurantes, hotéis, supermercados, frigoríficos, cozinhas industriais e hospitalares, escolas, entre outras, prestando serviços técnicos especializados; laboratórios de análises físico-químicas, sensoriais, microbiológicas e de determinação analítica da constituição química dos alimentos e suas propriedades alimentares em produtos de origem animal e vegetal; empresas de consultoria para elaboração de projetos, programas de trabalho e de processos industriais em conjunto com o Engenheiro de Alimentos.

Coordenadora: Prof. Esp. Marcelo Henrique Weich Ferreira

Contato: marcelo.weich@ifmt.edu.br

ARQUIVOS RELACIONADOS AO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO

VERSÃO ATUAL

TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO
Formação Profissional: Técnico em Informática
Forma: Integrado
Turno: Vespertino
Regime: Semestral
Contato: coordenacao.informatica@roo.ifmt.edu.br / 66 3427-2308 / Sala: AS12.3
PERFIL PROFISSIONAL
O profissional Técnico em Informática deverá demonstrar um perfil profissional capaz de atuar com as seguintes habilidades e competências profissionais: Instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores; desenvolver e documentar aplicações para desktop com acesso à web e a banco de dados; realizar manutenção de computadores de uso geral; e, instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Prestação autônoma de serviço e manutenção de informática; empresas de assistência técnica e centros públicos de acesso à internet.

Coordenador:  Prof. Esp. Denilson Botelho da Cruz

Contato: denilson.botelho@ifmt.edu.br

ARQUIVOS RELACIONADOS AO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO

VERSÃO ATUAL

TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO
Formação Profissional: Técnico em Química
Forma: Integrado
Contato: coordenacao.quimica@roo.ifmt.edu.br / 66 3427-2308 / Sala: AS12.3
PERFIL PROFISSIONAL
O profissional Técnico em Química deverá dominar os conhecimentos acerca dos setores produtivos da área de Química, da organização e execução das operações inerentes aos processos químicos orgânicos e inorgânicos, do controle das técnicas de análises qualitativas e quantitativas, aplicando as técnicas e métodos analíticos e estatísticos, conhecendo e sabendo pôr em prática medidas de segurança e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, com habilidades e competências para atuação no mercado de trabalho e ainda dar continuidade aos seus estudos.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Nos setores produtivos da área de Química que se beneficiam com a formação desses profissionais: indústria alimentícia, indústria têxtil, farmacêutica, combustíveis, produção de produtos agropecuários, entre outros.

Coordenador: Prof. Me. Leonir Cleomar Janke

Contato:  leonir.janke@roo.ifmt.edu.br

ARQUIVOS RELACIONADOS AO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO

2011-2016 VERSÃO ATUAL

TÉCNICO EM SECRETARIADO INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO
Formação Profissional: Técnico em Secretariado
Contato: coord.secretariado@roo.ifmt.edu.br / 66 3427-2308 / Sala: AS12.3
PERFIL PROFISSIONAL
O profissional Técnico em Secretariado deverá ter um perfil que possibilite-lhe utilizar as formas contemporâneas de linguagem, no exercício da cidadania e do trabalho demonstrando formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico, buscando compreender os fatores que intervêm na dinâmica da sociedade, entendendo-se como agente neste processo com habilidades e competências humanas, técnicas e gerenciais suficientes para assessorar setores e pessoas, desenvolvendo e exercendo atividades nas áreas de gestão empresarial, planejamento e execução de eventos, relações interpessoais, atendimento ao público, geração e gestão de informações com habilidades para o mercado de trabalho e dar continuidade aos seus estudos.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em indústria e comércio ou prestadoras de serviços.

Coordenadora: Prof. Dra. Jordana Lenhardt

Contato:  jordana.lenhardt@ifmt.edu.br