Departamento de Ensino do IFMT - Campus Rondonópolis - divulga METODOLOGIA QUE SERÁ APLICADA NO REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES (RED)

Publicado por: Campus Rondonópolis / 5 de Maio de 2020 às 18:36

O Departamento de Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Rondonópolis, a partir da adesão ao início imediato das ações previstas no Regulamento para Aproveitamento de Atividades Remotas durante a suspensão do calendário acadêmico 2020, faz as seguintes considerações:

O Regulamento foi instituído pela Resolução nº 19/2020 do Conselho Superior do IFMT, sendo regido pela Instrução Normativa nº 03/2020 (Regime de Exercícios Domiciliares – RED) e será aplicado a todos os cursos ofertados pelo Campus Rondonópolis.

As atividades do RED serão iniciadas a partir do dia 18/05/2020 e, conforme deliberado em reunião entre o Corpo Docente, Corpo Técnico do Departamento de Ensino e Direção Geral; serão realizadas em blocos. Cada turma terá seu total de disciplinas dividido em 4 blocos. Cada bloco terá duração de uma semana. Portanto, na semana do bloco, o discente terá um número reduzido de disciplinas para estudo com a carga horária total correspondente a 4 semanas referentes  ao  número de blocos (Por exemplo, uma disciplina de 02 aulas semanais terá uma carga horária de 08 aulas) . Abaixo está o cronograma dos blocos:

BLOCO AÇÕES PERÍODO MÁXIMO DE AULAS
BLOCO 1 Disciplinas relativas ao bloco 1 18/05/2020 a 22/05/2020 4 vezes a carga horária semanal para cada disciplina
BLOCO 2 Disciplinas relativas ao bloco 2 25/05/2020 a 29/05/2020 4 vezes a carga horária semanal para cada disciplina
BLOCO 3 Disciplinas relativas ao bloco 3 01/06/2020 a 05/06/2020 4 vezes a carga horária semanal para cada disciplina
BLOCO 4 Disciplinas relativas ao bloco 4 08/06/2020 a 12/06/2020 4 vezes a carga horária semanal para cada disciplina

O formato em blocos foi idealizado de forma a maximizar o aproveitamento dos conteúdos e não assoberbar os discentes com os conteúdos de todas as disciplinas de uma única vez em um curto espaço de tempo. Dessa forma, o aluno terá um limite semanal menor de disciplinas para cumprir o estudo e as atividades.

Também foi deliberado em reunião que os docentes utilizarão preferencialmente as plataformas MOODLE, CLASSROOM e E-MAIL, sendo facultado ao docente o uso de outras Tecnologia da Informação e Comunicação, dentro do que prevê a Instrução Normativa n° 003/2020 do IFMT. Diante disso, os docentes passam por um treinamento para utilização da plataforma MOODLE e, posteriormente, os discentes que ainda não utilizaram a plataforma também terão essa oportunidade. A formação é de responsabilidade da comissão de implementação da Educação à Distância do Campus Rondonópolis, presidida pelo Prof. Carlos Neto.

Neste momento os docentes do Campus Rondonópolis realizam o planejamento de suas atividades com o preenchimento de um plano de trabalho do regime de exercícios domiciliares baseado no plano de ensino que conceberam para as disciplinas sob sua responsabilidade. Os documentos serão analisados pelos coordenadores de curso e pela equipe pedagógica antes do início das atividades de cada bloco.

É um momento novo para todos, servidores e discentes, que exigirá o compromisso e acompanhamento devido para que alcancemos êxito na execução do Regime de Exercícios Domiciliares. Brevemente as coordenações de curso e o Departamento de Ensino divulgarão a composição dos blocos e suas respectivas disciplinas.

O IFMT – Campus Rondonópolis orienta que todos os discentes acessem o seu perfil no sistema acadêmico para leitura e ciência formal de adesão ao Regime de Exercícios Domiciliares.

Antes do início da programação do RED, os coordenadores de curso e a coordenação de apoio ao estudante estão em contato com todos os discentes de modo a levantar as questões de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação. O IFMT e seus docentes buscarão formas para que todos tenham condições de executar as atividades previstas.

Estamos à disposição para alinhamentos e dúvidas que surgirem e contamos com o empenho e a dedicação de todos para continuarmos a nossa missão de educar para a vida e para o trabalho.